terça-feira, 29 de junho de 2010

Notoriedade da Marca


A notoriedade da marca é a capacidade do potencial do comprador em reconhecer e recordar uma marca, como membro de uma certa categoria de produtos, o que pressupõe a existência de um elo entre a classe do produto e a marca. A notoriedade da marca evoluí num contínuo e envolvente sentimento com a marca, que vai desde o estado inicial de desconhecimento da marca, passando pelo seu reconhecimento, pela sua recordação, até ao estado em que se acredita que a marca é a única na sua classe de produto. Assim, o papel da notoriedade no brand equity vai depender, em grande parte, do nível em que se encontra.


A notoriedade em Marketing refere-se ao conhecimento que os clientes têm da existência de uma marca de um produto ou serviço. Este conceito geral pode ser desagregado em três conceitos adicionais; Top-of-mind, Notoriedade Espontânea e Notoriedade Assistida.

Top-of-mind é o nome ou marca que é indicado, espontaneamente, em primeiro lugar.

Notoriedade Espontânea é o resultado do somatório das referências totais de uma marca.

Notoriedade Assistida pressupõe a ajuda de alguém, geralmente o entrevistador, que fornece de forma assistida, pistas ao entrevistado para avaliar se conhece ou não determinada marca.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Satisfação do Cliente

A satisfação é um dos principais elementos de fidelização de um cliente. Desta forma, deve-se procura a satisfação, como forma de estreitar a relação com os clientes.


Satisfação do cliente é o grau de felicidade experimentada por ele. Ela é produzida por toda as áreas funcionais de uma organização.


A satisfação aliada ao bom atendimento é o aspecto que faz o cliente retornar, por isso, a satisfação do cliente tem que ser o motivo maior, pois estes quando satisfeitos são mais do que simples consumidores ou clientes, mas, parceiros comerciais e advogados que defendem a empresa e fazem publicidade para amigos e familiares (KOTLER, 1998).

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comunicação

A comunicação é um factor decisivo para a imagem que a sua empresa pretende ter no mercado. É fundamental possuir uma estratégia global de comunicação eficaz e adaptada à realidade da sua empresa. Uma estratégia bem elaborada levará a que todos os seus esforços de comunicação sejam coerentes, coesos e contínuos. É um instrumento que permite transformar as orientações do planeamento de marketing em acções concretas e eficazes. Em suma, a Comunicação é nos dias de hoje a principal forma de afirmação duma marca no mercado.

“O objectivo da comunicação integrada de marketing é manter um diálogo com os clientes e outros grupos de interesse, permitindo que a empresa responda de forma rápida às suas necessidades e desejos em constante mutação”

Nickles e Wood (1999)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Marketing

O marketing é uma filosofia de gestão, que prepara as empresas para que estas se apresentem ao mercado perante os seus potenciais clientes, concorrentes e fornecedores. Por isso não pode ser encarado como uma fonte de despesas ou custos para a empresa mas sim como um investimento.

O marketing é vital na manutenção e conquista de clientes. O papel do marketing é preparar o produto/serviço, conforme os desejos dos consumidores.

Já não Basta Satisfazer o Consumidor nem Fideliza-lo, é
Necessário Interagir e Proporcionar-lhe uma Oferta Personalizada,
que Exceda as suas Expectativas.

“Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.” (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Gestão Empresarial

Um negócio de sucesso é construído sobre um alicerce de processos que alinham os recursos disponíveis aos objectivos da empresa.

Cada empresa deve criar o seu modelo próprio de gestão, em que todos os recursos sejam administrados de forma profissional e sempre tendo em atenção o meio envolvente em que a empresa está inserida, observando as suas particularidades e efeitos estratégicos no mercado. Não existem empresas iguais, o que significa que modelos iguais não podem ser aplicados em empresas diferentes, por isso recomendo sempre estudos e avaliações individuais para se criarem as ferramentas necessárias.

"Uma empresa não se define pelo nome, estatuto ou produto que faz, mas pela sua missão. A definição clara dessa missão é a razão de existência duma organização e torna possíveis, claros e realistas os objectivos duma empresa."

Peter Drucker