“Os clientes estão mais conscientes, activos e poderosos do que nunca.” Philip Kotler
O livro traz informações e argumentos consistentes, baseados em pesquisas recentes que demonstram a evolução do comportamento de consumo ao redor do mundo. Sua proposta é amplificada sedimentando suas explicações primariamente na mudança dos cenários do Marketing e dividindo-a em três ondas:
Marketing 1.0 – Centrada no desenvolvimento de produtos funcionais e na sua massificação.
Marketing 2.0 – Ênfase em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da segmentação de mercados.
Marketing 3.0 – É preciso reconhecer que “…o consumidor é mais do que um simples comprador”,... “Ele tem preocupações colectivas e ambientais e aspira por uma sociedade melhor”. Philip Kotler
O livro deixa claro, que num futuro bem próximo, a empresa que adoptar o politicamente correto será desmascarada, mais cedo ou tarde, graças à internet e à média social. A única saída é criar uma estratégia de responsabilidade ambiental e social verdadeira e por toda a cadeia de funcionários e fornecedores.
O livro mostra as mudanças do mundo e que é preciso repensar não só a estratégia de marketing, mas visão de mundo.
Marketing 3.0 é uma nova economia baseada no conhecimento, mas principalmente na noção de que este planeta é a nossa casa e que a população está a perceber que há algo errado com ele. As empresas que mudarem a sua percepção de mundo e aderirem a um movimento global serão as líderes.
Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan (2010).
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